Indígenas clamam por banir partidos políticos e formar autogovernos em Chiapas (México)

mexico-indigenas-clamam-por-banir-partidos-polit-1

 

Milhares de indígenas que participaram da peregrinação de 11 dias por 11 municípios de Chiapas chegaram neste domingo (20/11) na praça central de Oxchuc, onde se pronunciaram a favor de que todos os povos originários afastem os partidos políticos e possam criar suas próprias formas de autogoverno.

Membros do Movimento de Defesa da Vida e do Território (MODEVITE), o Povo Crente das paróquias de Candelaria, Huixtán, Tumbalá, Cancúc, Tenejapa, Ocosingo, Altamirano, Chilón-Sitalá, Yajalóny Salto de Água e também de Oxchuc expressaram seu apoio as mais de 100 comunidades, bairros e localidades para elegerem autoridades municipais com seus usos e costumes, sem a ingerência do governo, suas eleições ou partidos políticos.

“Os partidos políticos são uma grande enfermidade que contagia as pessoas e que atrai as suas vítimas para que se contagiem. Vimos como as pessoas se transformam ao terem o poder e o dinheiro. Os partidos políticos se converteram em uma espécie de ídolo, dos que fala a Bíblia no livro do Êxodo, no capítulo 32: é um ídolo de metal que os homens fabricaram, mas que também podemos deixar de adorar”, disse um dos oradores que tomou a palavra na praça central onde se reuniram milhares de pessoas.

“Os partidos políticos, como os ídolos da Bíblia, recebem sacrifícios e oferendas. Esses sacrifícios são as vezes vidas de pessoas ou gente que por defender os outros acaba na cadeia. O bezerro de ouro não é inofensivo, é perigoso porque tem servidores que lhe entregam suas oferendas. Os partidos políticos são esses ídolos e os servidores todos aqueles que se unem a eles pelo pagamento que recebem. Tratam de convencer os demais de que devem adorar seu ídolo e como existem muitos ídolos todos querem que sigamos o seu. Nessa luta pelo p oder arrastam suas conveniências e nos dividem internamente”, disse o porta-voz dos indígenas Choles, tzotziles e tzeltales que participaram do ato.

Sublinharam ainda que no município de Oxchuc existe uma situação de idolatria que passou de geração para geração, onde somente uma família os levou a adorar seu ídolo para beneficiar somente a eles.

“Nesse sentido, não queremos continuar com essa forma de divisão que nos legaram os partidos políticos. Por isso denunciamos os anos de corrupção que levaram tanto Noberto Sántiz López como sua esposa María Gloria Sánchez Gómez. Eles são uma família enferma pelo poder, pois pela segunda vez almejaram o poder, porém agora com outro partido”, disseram os indígenas em apoio ao povo de Oxchuc.

É por isso que disseram que já chega de eleger as autoridades como impõe os partidos políticos, razão pela qual de agora em diante eles decidirão a melhor forma de escolher.

“Temos o direito como povos indígenas de nos autogovernar. Não queremos que apenas uma família siga no poder, desejamos um governo realmente comunitário. Temos o direito como povo indígena de nos autogovernar”, reiterou um porta-voz dos peregrinos.

Insistiram que os povos indígenas possuem o direito de se autogovernar por seus usos e costumes e que devem ser escutados e respeitados no processo de tomada de suas decisões.

“Os partidos políticos, o alcoolismo e outras religiões nos dividiram. Como se fosse pouco, somos divididos pelos programas de governo que nos condicionam com as migalhas que nos dão. Ademais, aqueles que se organizam são ameaçados e aqueles que nos defendem são intimidados e os agridem. Exigimos um basta às ameaças e repressões”, acrescentaram.

No evento ainda estiveram presentes membros do conselho de Cherán e Michoacán, oportunidade na qual explicaram a forma como eles criaram seu sistema de autogoverno e como baniram os partidos políticos.

Fonte: ANA

Tradução > Liberto

[México] Indígenas clamam por banir partidos políticos e formar autogovernos em Chiapas