Indígenas se mobilizam novamente na BR 386, em Iraí-RS

Por Julia Saggioratto

O momento é de enfrentamento e a palavra resistência ganha mais significado. O Brasil se organiza para a Greve Geral na sexta-feira 28 e, novamente, os indígenas da região norte do Rio Grande do Sul se mobilizam para paralisar a BR 386, em Iraí, no dia de hoje, além de mobilização em São Valentim, organizada pela TI Votouro e Ti Kandoia.

Segundo informações de Ivan César Cima, da equipe de Frederico Westphalen do Cimi Sul, a pauta continua sendo a luta pela demarcação das terras indígenas, contra o sucateamento da Funai, contra a indicação de cargos ao órgão indigenista oficial por políticos ruralistas, contra as Reformas e em repúdio ao massacre aos indígenas que estão no Acampamento Terra Livre em Brasília, em razão do Abril Indígena.

Segundo o Cacique Luís Salvador, da Terra Indígena Rio dos Índios, município de Vicente Dutra, a rodovia ficará fechada durante todo o dia e à noite com abertura em alguns momentos para liberação do trânsito.

Durante a noite os indígenas permanecem em vigília até sexta-feira, dia 28, para juntarem-se ao movimento da Greve Geral, unindo-se aos demais movimentos sociais para continuar a paralisação e fortalecer a Greve Geral.

Fonte: Desacato.info

Fotos: CIMI-Sul