Terra perderá dois terços da vida selvagem até 2020

Um relatório do grupo ambientalista WWF e da Sociedade de Zoologia de Londres divulgado em 27 de outubro indica que a vida selvagem poderá ser reduzida em 67% em todo o mundo, num período de apenas 50 anos até o final desta década.

O relatório chamado ‘Planeta Vivo’ destaca que, entre 1970 e 2012, população global de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuíram 58%. Num período de 50 anos, que termina em 2020, essas populações poderão ser reduzidas em até dois terços do total!

O relatório, afirma ainda que este cenário se dá por conta da forma como as sociedades industriais exploram o planeta, a níveis sem precedentes.

A principal causa da destruição dos habitats selvagens é a agricultura extensiva. “Atualmente, a agricultura ocupa cerca de um terço da área total da Terra e é responsável por quase 70 % do uso da água”, afirma o documento.

O relatório aponta ainda para fatores como a industrialização e a urbanização como extremamente nocivos a vida selvagem.

Com níveis alarmantes de extinção, as organizações chamam atenção para evidências de que o que os cientistas chamaram de “a sexta extinção em massa” está em andamento, como mais espécies desaparecendo diariamente, hoje, do que as taxas diárias de outros processos de extinção em massa, como o que levou ao fim os dinossauros.